Professores da rede municipal debatem sobre os novos usos do computador em sala de aula.
Professores do Núcleo de Informática Educativa (Nied) de Belém deixaram as salas de aula assistirem a palestra “Leitura Digital” com a enigmática pesquisadora e professora Lucia Santaella. Durante o evento, Santaella falou sobre as novas formas de conhecimentos e tipos de leituras na contemporaneidade, a partir de conceitos como linguagem híbrida e hipermidiática (aquela que é composta por várias outras linguagens, não é linear, ou seja, não segue uma sequência, e propõe a interatividade com o leitor).
"A escola ainda está muito calcada no pensamento de que o ensino tradicional com 'livros, lousa e giz' é o único método eficaz na aprendizagem. Vivemos numa era em que as tecnologias se desenvolvem cada vez mais e é necessário acompanharmos esse processo. Não adianta carregar o pensamento de que a máquina é uma coisa estranha, temos, sim, que conectar a nossa inteligência a dos computadores “, afirma Santaella.
Outro alerta da professora é em relação a imagem que as pessoas têm do computador que ainda hoje, o vêem apenas como uma máquina e não como um novo suporte que traz conhecimentos e informações. “Precisamos entender que é uma ferramenta que veio para somar com a educação. Muitos ainda têm resistências para se familiarizar com o computador e isso é apego a rotina e a capacidade de se renovar”, ressaltou.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário