quarta-feira, 29 de abril de 2009

Lucia Santaella discuti novas mídias em Belém

Professores da rede municipal debatem sobre os novos usos do computador em sala de aula.
Professores do Núcleo de Informática Educativa (Nied) de Belém deixaram as salas de aula assistirem a palestra “Leitura Digital” com a enigmática pesquisadora e professora Lucia Santaella. Durante o evento, Santaella falou sobre as novas formas de conhecimentos e tipos de leituras na contemporaneidade, a partir de conceitos como linguagem híbrida e hipermidiática (aquela que é composta por várias outras linguagens, não é linear, ou seja, não segue uma sequência, e propõe a interatividade com o leitor).
"A escola ainda está muito calcada no pensamento de que o ensino tradicional com 'livros, lousa e giz' é o único método eficaz na aprendizagem. Vivemos numa era em que as tecnologias se desenvolvem cada vez mais e é necessário acompanharmos esse processo. Não adianta carregar o pensamento de que a máquina é uma coisa estranha, temos, sim, que conectar a nossa inteligência a dos computadores “, afirma Santaella.
Outro alerta da professora é em relação a imagem que as pessoas têm do computador que ainda hoje, o vêem apenas como uma máquina e não como um novo suporte que traz conhecimentos e informações. “Precisamos entender que é uma ferramenta que veio para somar com a educação. Muitos ainda têm resistências para se familiarizar com o computador e isso é apego a rotina e a capacidade de se renovar”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário